Antes de tudo, é importante mencionar que estamos vivenciando uma onda de ataques cibernéticos. O ano de 2019 mal começou e já tivemos várias notícias de empresas privadas e órgãos governamentais que sofreram ataques ciberataque. Nas notícias que saíram sobre esses fatos não informaram ao certo o valor estimado dos prejuízos que sofridos, mas estima-se que tenham sido cifras enormes.
Sendo assim, agora imagine sua empresa sofrendo o mesmo ataque, em que um vírus tenha acesso aos seus dados, suas informações financeiras ou mesmo comerciais? O coração até acelera, certo?! Portanto para te ajudar a evitar situações como essa, elaboramos esse artigo em que vamos te mostrar como escolher um bom antivírus corporativo.
Entenda uma simples questão: Sua empresa, assim como qualquer outra empresa no mundo, está sujeita a ataques cibernéticos.
Começando a entender
O antívírus é um programa desenvolvido para detectar e impedir que programas maliciosos, como malwares, tenham acesso as informações contidas nos seus equipamentos. Sendo assim, eles e suas variações, causam grandes prejuízos quando conseguem acessar as informações de uma empresa. Mas antes de sentir palpitações, saiba que todos os dias muitos profissionais trabalham para construir antivírus cada vez mais potentes e, assim, proteger nossas informações.
Mas como esses vírus têm acesso aos meus dados? Existe uma infinidade de maneiras, por isso listamos as mais comuns que podem acontecer na sua empresa e você nem sabe.
- Pendrive contaminado;
- E-mails com vírus;
- Sites de conteúdo erótico ou duvidoso;
- Download de arquivos;
- Programas infectados;
- E vários outros meios.
Portanto, quando o vírus consegue acessar seus dispositivos, eles interferem no funcionamento do computador – ou em outro aparelho – corrompendo, destruindo, acessando e transferindo informações para outros equipamentos. E o antivírus é o nosso salvador da pátria.
Sendo assim, ele atua reconhecendo o padrão e a conduta dos vírus. E o mais incrível é que eles também conseguem encontrar dentro do sistema operacional os vírus que, por algum motivo, conseguiram passar e tomam medidas para que esses sejam destruídos e não causem problemas. Além disso, os métodos mais usados de proteção dos antivírus incluem atualização automática, escaneamento, quarentena e dentre outros.
Como devo escolher?
Agora vem a grande questão, como escolher um bom antivírus corporativo? O que precisa se levado em consideração? Acredito que você deve estar cheio de dúvidas sobre essas questões, mas calma vamos explicar tudo. Abaixo listamos algumas questões que você deve avaliar antes de contratar.
- As múltiplas camadas de proteção
As múltiplas camadas de proteção servem para dificultar o acesso aos seus dados. Sendo assim, ao utilizar um antivírus que possua essa vantagem você está fazendo com que o vírus tenha mais camadas para acessar até chegar ao seu conteúdo valioso. Portanto, ao dispor desse serviço você escolhe quantas camadas deseja colocar no seu sistema. Uma dica, quanto mais, melhor.
- Controle de Dispositivo (USB)
Como você pode ter lido anteriormente, os dispositivos USB são um dos meios mais comuns para a transmissão de vírus. Por isso, tenha um antivírus que possa te permitir controlar o uso de dispositivos (USB) nos equipamentos da sua empresa. Assim, você tem mais controle dos dispositivos que estão sendo conectados nos seus equipamentos.
- Anti Ransomware nativo
O ransomware é um tipo de vírus que ao infectar seus dispositivos roubam suas informações e pedem um resgate por elas. Por isso, ao contratar um antivírus que possui as características de um Anti Ransomware nativo você tem a segurança de que suas informações não serão acessadas por esse malware.
- Proativo
Uma das melhores funcionalidades do antivírus deve ser sua capacidade de procurar por atividades potencialmente perigosas e tomar ações, mesmo que estas não estejam cadastradas como ameaças. Sendo assim, você deve buscar por antivírus proativos, pois eles vão te apresentar uma maior proteção ao realizar constantes buscas por ameaças.
- Machine Learning
Constantemente temos o conhecimento de novos vírus no mercado. Por esse motivo, você precisa de um antivírus que possa aprender a como se defender de ameaças que ainda vão ser criadas. Por mais estranho que possa parecer, hoje já é possível solicitar essa característica no seu antivírus. Sendo assim, ao adquirir um antivírus procure saber se ele possui o Machine Learning.
Versão paga X Versão gratuita
O preço sempre será uma questão para os gestores, afinal quem quer gastar dinheiro quando é possível possuir um gratuito? Mas não é bem assim. Geralmente, o antivírus pago apresenta diversas funcionalidades que são melhores do que a versão grátis. E isso é bem óbvio.
Além disso, as versões pagas te possibilitam o suporte, atualizações, e todas as garantias que citamos anteriormente. Por isso, é de suma importância que você entenda que as versões gratuitas não são apropriadas para uma empresa. Na verdade, elas são proibidas, isso porque ao realizar a instalação do antivírus gratuito, está explícito no termo de responsabilidade que eles não podem ser usados por empresas. Mas caso você queira usar mesmo assim, você corre o risco de ser multado.
Algumas opções de Antivírus
Agora vem a melhor parte, as indicações. Atualmente, indicamos 2 tipos de antivírus que vão ajudar a manter sua empresa protegida.
1)Bitdefender
O Bitdefender é uma ótima opção para quem deseja proteger sua empresa. Ele possui a maioria dos seus recursos funcionando automaticamente, mas você também pode personalizar as funcionalidades de acordo com sua realidade. Além do mais, existe uma infinidade de elementos que podem contribuir para o melhor funcionamento desse antivírus:
- Restrição de acesso;
- Bloqueio de transmissão de informações confidenciais;
- Implantação remota: permitir ou não que usuários mudem as configurações.
E essas nem são todas as vantagens, você ainda tem a opção de gerenciar todas as aplicações remotamente.
E essas nem são todas as vantagens, você ainda tem a opção de gerenciar todas as aplicações remotamente.
2) Kaspersky
O kaspersky possui níveis incríveis de proteção. Um dado interessante é que esse antivírus ficou em primeiro lugar no teste da Segurança Empresarial de outubro de 2016 da AV-Comparatives. Por esse motivo, ele é conhecido por ser fácil de usar. Suas funcionalidades são:
- Detecta dispositivos inseguros,
- Consegue controlar regras de senhas,
- Gerencia o uso de câmeras,
- Filtra chamadas e texto indesejados,
- Bloqueia ou apaga, de maneira remota, dados de dispositivos perdidos.
Esse antivírus costuma ser indicado para empresas pequenas, mas isso não significa que se sua empresa for grande você não possa usar.
Observando os resultados
Fazer uso de um antivírus é uma necessidade, atualmente os vírus são criados quase que constantemente e isso contribui para uma maior sensação de insegurança. Sendo assim, ter um antivírus capaz de detectar programas maliciosos será o escudo que o seu negócio precisa. Portanto, agora que você sabe como escolher um bom antivírus corporativo, está na hora de pôr em prática e ter a certeza que sua empresa e seus dados estarão mais seguros.