O backup imutável é uma opção bastante relevante quando o assunto está voltado às práticas utilizadas para a segurança de dados das empresas. Constantemente, ataques cibernéticos acompanham as inovações tecnológicas e aprimoram as formas de acesso para conseguir invadir sistemas de forma indevida e criptografá-los.
Em meio a isso, a implementação de técnicas sofisticadas para a proteção de dados são necessárias para que as organizações possam proporcionar mais segurança e privacidade aos dados sensíveis da empresa. O Backup Imutável é uma das formas mais poderosas que podem proteger dados organizacionais dos cibercriminosos.
Imutabilidade de dados é um termo que vem se tornando cada vez mais conhecido entre os gestores. Essa é uma estratégia que oferece alto nível de proteção para as empresas, já que não permite que pessoas não autorizadas acessem dados empresariais.
Tá, mas o que isso quer dizer ?
A palavra imutável corresponde ao que é permanente e constante. Logo, dados imutáveis acabam sendo informações, disponibilizadas em backups e bancos de dados, que não podem e não devem ser excluídas ou modificadas por qualquer pessoa.
Atualmente, o volume de transações que precisam ser realizadas é alto e as organizações precisam de agilidade no armazenamento. Técnicas de alta confiabilidade são extremamente necessárias para que a segurança e a disponibilidade estejam asseguradas pela gestão.
Backups imutáveis conseguem promover a solução de problemas relacionados aos logs de transações de alta velocidade, evitando a perda de dados importantes, como os dados históricos. Esses são extremamente importantes para as empresas atuais, devido às regulamentações estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Esse tipo de backup proporciona a máxima eficiência em relação à segurança da informação, possibilitando que os dados fiquem livres de ataques cibernéticos, como o Ransomware, um dos ataques virtuais mais comuns nas empresas atualmente.
Backup imutável contra Ransomware
Ransomware é um tipo de malware de sequestro de dados que criptografa e bloqueia dados organizacionais que estejam armazenados em algum dispositivo. Com isso, ele pode bloquear tudo aquilo que esteja no diretório em questão. Para restabelecer o acesso ao usuário, os criminosos solicitam o pagamento via bitcoins.
Além de realizar a primeira infecção, esse malware ainda pode buscar outros dispositivos conectados ao que foi infectado com o objetivo de atacá-los da mesma forma. Existem dois tipos ransomware, o Locker e o Crypto:
Locker: Impede acesso ao dispositivo infectado.
Crypto: Por meio da criptografia, impede acesso aos dados armazenados no dispositivo infectado.
A infecção por esses trojans ocorre por meio de diversos meios, como links maliciosos em e-mails e em vulnerabilidades de sistemas que estejam desatualizados e sem a segurança cibernética apropriada.
Esse vírus representa um grande risco para todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte. De acordo com os resultados da pesquisa Cyber Resilient Organization Study 2021, cerca de 60% das empresas brasileiras sofreram ao menos um ataque desse vírus.
O Ransomware é extremamente prejudicial para todas as áreas, podendo afetar toda a saúde organizacional, interferindo, por exemplo, na qualidade e no andamento de processos. Os ataques desse tipo de malware colocam em cheque a reputação da empresa perante a forma em que ela trata a segurança de suas informações e, claro, de seus clientes.
Há um alto risco da perda permanente de dados, já que mesmo que o pagamento seja efetuado ao criminoso, não há a garantia de que o acesso aos dados ou sistema seja restabelecido.
Como o backup imutável atua?
O backup imutável proporciona o nível mais alto de segurança para as suas informações, que ficam permanentes e não podem ser excluídas ou criptografadas. Essa permanência impossibilita qualquer acesso não supervisionado aos seus dados e arquivos.
Somente funcionários internos ou terceirizados e devidamente autorizados podem apagar ou sobrescrever as informações. Por meio disso, ransomwares não conseguem acessar sistemas e diretórios, já que se tornam imunes a qualquer tipo de ataque deste vírus.
Por meio da imutabilidade, dados históricos também ficam protegidos, mantendo a organização resguardada de acordo com as regras da LGPD e permanecerão no estado inalterado até o fim do período de imutabilidade. Dados armazenados em backups do tipo ficam livres de vírus, possuem alta qualidade, não correm o risco de serem corrompidos, continuando “puros” desde o dia em que foram migrados.
Como implementar o backup imutável na empresa?
O backup imutável pode ser armazenado em disco ou fita local, no entanto o ideal é utilizar um sistema de armazenamento hospedado na nuvem. É recomendado, ainda, ter uma cópia secundária dos seus dados em um offsite, ou seja fora do ambiente de origem.
Dessa forma, a organização terá uma cópia de dados protegida contra atividades maliciosas de agentes internos, ativando e configurando todas ferramentas e políticas de autenticação.
Mas é claro que você não é obrigado a saber disso tudo e de outras técnicas ligadas a esse serviço. É importante que pesquisas sejam realizadas visando buscar empresas que trabalham com backups imutáveis com o auxílio de profissionais especializados e com o know-how técnico necessário para dar todo o suporte e clareza que o contratante precisa ter.
Na Wiser Tecnologia, trabalhamos com a certeza de que você saberá de todas as etapas do processo. Desde a decisão de implantação até a finalização, sempre aliando às técnicas de segurança da informação, com objetivo de disponibilizar criptografia ponta a ponta, menos tempo e mais facilidade para a recuperação de arquivos em caso de desastres e muitas outras possibilidades.
Manter os dados protegidos é um dever de toda a organização, mas a missão de proporcionar essa segurança e facilitar isso pode ser nossa. Se é segurança de dados organizacionais que você quer, clique aqui e fale agora com a gente. Nós vamos te apresentar a maneira mais fácil de implementar isso no seu negócio.