O que é o Professional Services da Tecnologia ?

Por: Karolyne Araujo

Ter um profissional da área de tecnologia com know-how estratégico para levar os melhores serviços à sua empresa.

Os profissionais e o mercado mudaram, tudo isso acaba fazendo com que as empresas também mudem. E, devido a todas essas transformações, surgiu uma nova modalidade de serviço oferecido, o Professional Services. Mas esses profissionais não apareceram do nada, eles sempre estiveram entre nós. No entanto, só agora é que estamos realmente valorizando sua forma de atuação.

Se você não faz ideia do que estamos falando, tudo bem. Aqui neste artigo você vai descobrir tudo sobre o Professional Services e os porquês deles serem uma opção tão vantajosa para as empresas. Sendo assim, leia até o final e surpreenda-se.

Que tal uma rápida explicação sobre o que é um professional services? Pode deixar, já sentimos o seu interesse. Vamos lá!

O Professional Services é um termo em inglês que em sua tradução traz a ideia da terceirização.  Ou seja, os profissionais da área de tecnologia atuam de forma terceirizada em algumas empresas, levando as mais diversas soluções no ramo da tecnologia.

Mas por que tanta agitação com algo tão simples? Porque as empresas começaram a perceber o potencial estratégico desses profissionais. Afinal, elas perceberam o quão vantajoso é ter um profissional com as melhores qualificações, que muitas vezes possuem parceria com os principais fabricantes do mercado, o que proporciona, ao contratante, acesso aos melhores produtos e soluções.

Portanto, se você ainda estiver um pouco inseguro quanto a ideia da terceirização, vamos te dar uma aula rápida de como a terceirização é a mina de ouro do momento.

Por que usar a terceirização?

A terceirização é vista como um processo bem comum em países industrializados, pois traz a possibilidade de aumentar o lucro por meio da transferência de atividades a empresas especializadas.

Por conta dessa possibilidade tão lucrativa, muitas empresas contratam prestadores de serviços, para que essas indiquem um profissional adequado, para realizar uma atividade do seu processo operacional da empresa contratante.

Abaixo selecionamos algumas valiosas vantagens de utilizar os recursos de uma prestadora de serviço:

  • Foco da empresa em atividades que ela é especialista;
  • Economia ao deixar de realizar processos seletivos, além de economizar com a diminuição das atividades da empresa;
  • Contribui para o aumento da produtividade e eficiência. Além de melhorar os níveis de produtividade, pois você terá seus funcionários focados em suas atividades e a prestadora de serviço focará em trabalhos mais complexos.

As melhores soluções para sua empresa

O Professional Services pode ser usado para as mais diversas áreas, tudo vai depender da prioridade da empresa contratante. Em geral, as empresas entram em contato e falam qual o problema que precisam solucionar. Sendo assim, há uma análise para encontrar o problema e como deve ser a sua resolução. Só após esse processo o profissional vai até a empresa solucionar.

Contudo, assim como muitos outros serviços, o professional services costuma ser mais solicitado para algumas operações específicas:

  • Suporte Técnico

Muito comum na área de TI é a manutenção dos equipamentos de uma empresa. Essa função já é muito comum no mercado.

  • Sistemas

Portanto, uma das melhores funções que o Professional Services pode atuar é no que diz respeito aos sistemas. Isso porque aqui você consegue identificar todas as vantagens de ter um profissional assim na sua empresa. Sendo assim, no que diz respeito aos sistemas há empresas que precisam realizar algum tipo de implantação, atualização ou mesmo integração de algum sistema. E esse profissional é o mais indicado para solucionar essas demandas.

  • Áreas específicas

Existem inúmeros recursos que podem ser melhorados com a ajuda do Professional Services, o Business Intelligence (BI) é um deles. Por ser uma área muito específica é necessário ter profissionais capacitados. Por isso, o Professional Services é o mais indicado para atuar nessa área. Implantando a plataforma para monitoramento, controlando os relatórios e monitorando os resultados.

Quem precisa desse tipo de profissional?

Agora você pode estar se perguntando a mesma coisa, afinal como você saberá se realmente precisa contratar os serviços de um professional services? Para responder essa simples pergunta, montamos uma listinha supersimples que pode te ajudar a encontrar a resposta para essa dúvida:

  • Empresas de pequeno, médio e grande porte que precisam de um profissional capacitado para solucionar uma demanda específica;
  • Empresas que não possuem ou que não podem investir em uma área de tecnologia;
  • Empresas que possuem uma área de tecnologia;
  • Todas as empresas que desejam se desenvolver.

Sendo assim, deu para perceber, todas as empresas em algum momento, vão precisar ou já precisam dos serviços que os Professionals Services oferecem.  

Maneira de analisar seus resultados

Caso tudo que dissemos aqui ainda não tenha te convencido do potencial desses profissionais, a melhor forma de perceber as vantagens de um Professional Services é tendo um na sua empresa. Fica mais fácil perceber sua importância quando você analisa sua taxa de produtividade e lucratividade no final do mês.  

 

0 Comentários

Deixe seu comentário
Comentário enviado com sucesso!