Business Intelligence O que é e por que devo ter na minha empresa

Por: Karolyne Araujo

Por muito tempo os maiores líderes tomavam decisões com base em “achismos” ou, como eles chamavam, experiência de mercado. E dava certo? Às vezes sim, às vezes não. Reconhecemos que muitas empresas renomadas detinham esses gestores e sempre obtiveram o sucesso. Também precisamos enaltecer essas pessoas que, por meio de observações, estudos e análises conseguiam identificar a direção que o mercado estava tomando.

Mas com a rápida transformação tecnológica do mercado, essa metodologia para tomar decisões começou a se tornar obsoleta. Então se fez necessário encontrar uma nova maneira, uma que pudesse ser mais escalável e sistemática. Uma inteligência de mercado que trouxesse ao gestor todos os dados em tempo real e que, com um rápido olhar, fosse possível ter uma noção precisa de quando avançar, recuar ou produzir. 

Essa necessidade deu origem ao que conhecemos como Business Intelligence (B.I.). Ao longo deste artigo você vai entender o que é e quais as vantagens do Business Intelligence para a sua empresa.

Conhecendo o Business Intelligence

Você pode ter percebido que em todo momento usamos o termo “metodologia” para falar sobre Business Intelligence (B.I.), isso porque o B.I. não é uma ferramenta, nem um software, ele é um processo.

Com a ajuda de softwares o B.I. coleta, organiza, analisa e monitora os dados da empresa, com o intuito de deixá-los mais fáceis de serem lidos. Assim, os gestores e outros colaboradores, podem tomar decisões mais rápidas e assertivas. E para que você consiga ter todas as respostas que deseja, é necessário que o B.I. possua 3 pilares:

  • Coletando dados: a princípio todas as informações da empresa serão analisadas para determinar alguns aspectos-chave que faz relação com determinadas características como produtividade; oportunidades; reputação etc.
  • Organizando e analisando: Após recolher todos os dados nas mais diferentes fontes, chegou a hora de organizar estes dados. Para a apresentar as principais informações aos gestores, que ajudarão nas tomadas de decisão, pode-se apresentá-los visualmente, com o auxílio de ferramentas e plataformas.
  • Ação e monitoramento: Após todo o processo de implantação, os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.

Qual o papel do B.I. na minha empresa?

Antes de começarmos a mostrar como será o funcionamento do B.I., precisamos explicar uma questão importante: O Business Intelligence não vai dizer aos gestores o que fazer ou que pode acontecer com a empresa se eles seguirem determinado curso. E se você acha que essa metodologia se resume a apenas relatórios, também se enganou.

Antes de ficar confuso entenda que as ferramentas de B.I. contribuem para uma maior produtividade ao simplificarem o esforço que muitas pessoas precisam fazer para pesquisar, combinar e consultar as informações antes de tomar uma decisão importante.

Maiores vantagens do B.I. na sua empresa

Chegamos ao momento da verdade, como essas ferramentas podem ajudar minha empresa? De várias formas. Construímos uma lista com algumas vantagens do B.I.:

Medição e Monitoramento

Analisar, monitorar e medir são algumas tarefas necessárias para identificar as oportunidades de mercado. Seus gestores necessitam estar em constante pesquisa para identificar os melhores caminhos a seguir. Essa tarefa se torna muito trabalhosa quando seus dados estão espalhados em vários bancos de dados.

dashboard on smartphones and computers.

Além de buscar, você precisará cruzar essas informações para obter as respostas que necessita. Quando se utiliza as ferramentas de B.I. para buscar essas e outras informações, basta um clique e a ferramenta cruzará as informações que você precisa e te mostrará os diferentes cenários.

Maior e melhor compreensão dos dados

A principal finalidade das soluções trazidas pelo B.I. é converter uma grande quantidade de dados, dispersos em vários locais, em um conjunto de informações simplificadas que são úteis para a tomada de decisões estratégicas.

Sendo assim, se você precisa identificar quais são as filiais da sua empresa que apresentam melhores resultados ao vender determinado produto, basta acessar os dashborads da sua ferramenta de B.I. e observar os gráficos apresentados. Com isso será mais rápido e efetivo pensar em uma estratégia.

Contribui para as tomadas de decisão

No momento em que os gestores têm acesso às informações sobre o negócio, tem-se uma valiosa oportunidade de buscar formas melhores de gerenciá-lo. Além disso, há o fator tempo. No atual cenário mercadológico não é mais possível que uma informação demore para chegar ao gestor e esse também demore para realizar uma ação. 

Com o auxílio das ferramentas de B.I. os gestores conseguem construir uma visão imediata da situação, seja problema ou oportunidade, e assim aprimorar as respostas que trazem a solução.

Gerenciamento de estoque com mais precisão

Um dos grandes problemas enfrentados por algumas empresas, principalmente varejistas, é o excesso e/ou a ruptura de estoque.

Mas o que isso tem a ver com B.I.? Muito simples, ao utilizar as ferramentas que o B.I. oferece você consegue identificar se há falta ou excesso desse produto no seu estabelecimento. Assim, diminuindo as despesas ao realizar compras desnecessárias.

Compartilhando resultados

Aqui mostramos algumas das vantagens mais significativas para sua empresa ao utilizar o B.I., mas ainda há muito a ser falado. Queremos também que você entenda que para cada perfil de empresa é possível construir uma estratégia em B.I. completamente única.

Publicado em: Business Intelligence,

Tags relacionadas: b.i,

0 Comentários

Deixe seu comentário
Comentário enviado com sucesso!