Como realizar uma gestão de dados eficiente?

Por: Eduardo Viana

O mercado empresarial acompanha a inovação e a evolução da tecnologia, do relacionamento e das boas práticas de negócio. Em meio a isso temos um grande volume de geração de dados diariamente.  

A digitalização de processos, uso de dispositivos conectados, presença online e mídias sociais, aumento da computação em nuvem, personalização, experiência do cliente, e muitas outras razões contribuem, de forma significativa, para o aumento da geração de dados. 

É por este fato que as empresas precisam se atualizar e começar a entrar no mundo dos dados de forma estratégica. Coletar dados e realizar uma gestão eficiente deles é necessidade para qualquer negócio que tem o desejo de acertar o tiro no alvo certo, ou seja, tomar decisões estratégicas com alta probabilidade de dar resultados. 

Neste artigo, vamos falar sobre a gestão de dados, as vantagens e as formas como você pode realizar uma gestão de dados eficiente. 

O que é gestão de dados?

Compreende também a coleta detalhada desses dados, bem como a organização deles, para garantir a qualidade, a integridade e a consistência.

Os dados podem ser coletados de CRMs, ERP, planilhas, redes sociais, fontes externas, como dados de mercado, além de muitas outras fontes relevantes. Esses dados, depois de coletados e estruturados, devem ser enviados para um sistema de armazenamento, como um Data Warehouse, que possa facilitar uma possível consulta e tornar o acesso mais eficiente. 

Disponibilizar esses dados com qualidade, segurança, usabilidade e organização ao longo do tempo é saber realizar uma gestão de dados eficiente. Dados íntegros oferecem mais assertividade para que tomadores de decisão possam traçar estratégias inteligentes, a fim de melhorar processos, bem como aumentar os resultados da organização. 

A prática da gestão de dados também inclui uma análise profunda das informações que foram obtidas a partir dos dados coletados e tratados. Isso inclui a categorização, o enriquecimento e a seleção criteriosa dessas informações. Possuir uma habilidade na disponibilização visual desses dados é fundamental para orientar na tomada de decisão e otimizar processos internos. 

Uma gestão de dados superficial resulta em uma leitura e interpretação de dados inconsistente e ineficiente, levando ao retrabalho da equipe, a perda tempo e de recursos importantes.Isso acontece porque, devido a ineficiência, a análise realizada não oferecerá resultado à organização, não apresentando informações consistentes e precisas. 

Utilizar as ferramentas de BI corretas possibilitam uma análise de dados facilitada, estratégica e assertiva. Atualmente, existem várias ferramentas e plataformas que empresas utilizam para melhorar processos de BI e auxiliar na gestão de dados. Dentre as ferramentas, citamos o Power BI, Alteryx, Tableau, Knime, entre outras. 

Vantagens da gestão de dados

Como lemos no parágrafo anterior, a gestão de dados compreende técnicas relacionadas ao Business Intelligence e à análise de dados. A prática oferece várias vantagens para as organizações que a realizam com profissionais capacitados ou com empresas especializadas no segmento, como é o caso da Wiser Tecnologia.

A seguir, listamos 6 vantagens da gestão de dados para você entender como ela pode ajudar nos seus processos organizacionais.  

Identificação de padrões e tendências

Durante a análise de dados coletados, as organizações podem identificar tendências e padrões ocultos que não seriam facilmente perceptíveis por meio de uma análise superficial. 

Essas tendências ajudam a prever mudanças de comportamento do cliente e mudanças de mercado, fazendo com que a gestão tenha novas formas de atuar para se destacar e atingir o público-alvo de uma forma mais efetiva. 

Otimização de processos

A gestão de dados possibilita que as organizações avaliem o desempenho de seus processos internos e identifiquem áreas que precisam de melhoria. Esse processo fará com que os fluxos de trabalho sejam otimizados e desperdícios sejam reduzidos, proporcionando o aumento da eficiência operacional.  

Tomada de decisões estratégicas

Dados bem organizados, coletados e armazenados de forma correta permitem que as organizações tomem decisões mais fundamentadas e embasadas em informações concretas e consistentes, em vez de dependerem apenas de intuições ou suposições. 

A gestão de dados eficiente, então, levará que gestores realizem escolhas mais precisas e estratégicas, levando a organização a obter melhores resultados. 

Personalização da experiência do cliente

Com a análise de dados, as organizações podem compreender melhor seus clientes, suas necessidades, dores e preferências. Isso possibilita que a empresa ofereça a criação de ofertas e experiências personalizadas, aumentando a satisfação do cliente e a fidelidade da marca. 

Vantagem competitiva 

As empresas que possuem uma gestão de dados inteligente têm uma vantagem competitiva, já que podem tomar decisões mais rápidas e estratégicas em relação aos concorrentes. Além disso, possuem a capacidade de adaptar-se às mudanças do mercado e às demandas dos clientes de forma mais ágil e com base em insights reais.

Mais produtividade

O uso do BI também favorece o ambiente de trabalho. A organização de todas as informações tornam o local de trabalho mais produtivo e proveitoso, facilitando o acesso aos dados, bem como a rotina da equipe. Dessa forma, os colaboradores conseguem melhorar o rendimento nas atividades, além de ter mais interesse e foco no trabalho.

Como fazer uma gestão de dados eficiente? 

O primeiro passo é realizar um planejamento claro. É necessário definir quais dados são relevantes para a organização, como eles serão coletados, quem será responsável por eles e como serão armazenados. Um planejamento sólido proporciona uma base para evitar a coleta excessiva de informações desnecessárias e para garantir a conformidade com regulamentos de privacidade. 

Junto a isso, o planejamento deve se atentar à segurança dos dados. Com ameaças cibernéticas em constante evolução, é importante implantar medidas de segurança, como backup imutável, criptografia, entre outras, para proteger os dados dos clientes.

Além do que foi citado, também deve-se atentar que os dados precisam ser facilmente acessíveis para os profissionais que irão trabalhar com eles, e somente acessíveis a eles. A implementação de sistemas de gerenciamento de bancos de dados eficientes e interfaces intuitivas pode melhorar a experiência do usuário e a eficiência da busca por informações.

Uma gestão de dados eficiente deve ser realizada por especialistas da área, até porque empresa alguma quer fazer investimentos em vão. Atuar com o especialista certo faz com que a organização conquiste excelentes resultados, além de usufruir de todas as vantagens do Business Intelligence. 

A Wiser Tecnologia é uma empresa que oferece várias possibilidades para ajudar você a realizar uma gestão de dados eficiente, desde a disponibilização de licença de plataformas até o profissional outsourcing. 

Uma gestão de dados eficiente é um método poderoso para alavancar a sua empresa. Fale com a gente ou envie um e-mail para solucao@wisertecnologia.com.br e conheça nossas soluções tecnológicas para o seu negócio.

WhatsApp Wiser Telegram Wiser