5 passos para implementar a análise de dados na sua empresa

Por: Bruna Ramos

Para obter uma análise de dados eficiente, empresas investem em profissionais especialistas para fazer uma leitura assertiva de dados, ter insights, agir de forma inteligente e alcançar numerosos resultados organizacionais.

Cada vez mais, empresas têm visto o quão necessário é ter uma análise de dados, já que permite uma visão estratégica de mercado, atingindo tanto o público-alvo como a concorrência, ao ajudar a conhecer as necessidades dos clientes, a controlar processos - possibilitando visualizar melhor aqueles que precisam parar ou recomeçar -, e a tomar decisões.

Os resultados significativos podem ser captados em vendas B2B, na área comercial, no atendimento ao cliente, em ações de marketing, no financeiro da organização, na produtividade da equipe, em áreas de produção e logística, além de outros setores organizacionais. Empresas que se orientam a dados são capazes de crescer 30% ao ano, conforme o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, da Forrester.

 O que é cultura de dados?

A cultura de dados pode ser vista como um comportamento organizacional capaz de incentivar toda a empresa e fazer com que ela possa valorizar e entender a real necessidade de se obter a prática de análise de dados.

Antes de implantar qualquer tecnologia que auxilie na leitura de dados, é necessário implantar, em cada colaborador, a crença nos dados e apresentar o quão efetivos são os seus resultados. Pense comigo: Como eles irão adotar uma nova sistemática dentro de uma empresa sem conhecê-la a fundo a sua real eficácia? Os dados são base para tudo e essa ideia deve estar integrada na mentalidade da equipe e na identidade da organização.

Uma empresa que possui uma cultura de dados implantada deverá criar uma estratégia coerente com o objetivo proposto e, ainda, dispor de uma infraestrutura para coletar, analisar e monitorar os dados. A partir disso, poderá usufruir de benefícios como a segurança operacional, o aumento do desempenho, a agilidade de integração e mais qualidade de dados, dentre muitos outros.

Porque é importante implementar uma cultura de dados na sua empresa?

Investir nessa prática possibilita que empresas possam realizar uma análise de dados mais precisa, agregando maior valor comercial, escalabilidade e qualidade. Constantemente, a tecnologia sofre grandes mudanças que interferem diretamente nos dados, pois cada movimento que os usuários realizam dentro acaba por gerar um considerável volume de dados.

E já que sua empresa tem uma grande possibilidade de sucesso nas mãos, por que não usá-la de forma inteligente e ao seu favor? Se um profissional trabalhar da maneira correta com esses dados disponíveis, sua empresa poderá alavancar resultados, melhorando o atendimento ao cliente e a forma de oferecer produtos e serviços, além de conseguir visualizar processos de forma mais clara e identificar possíveis erros.

 

Benefícios da implantação

Dentre as vantagens, a implantação de uma cultura de dados organizacional possibilita que empresas:

  • Realizem uma análise de dados assertiva;
  • Tomem decisões mais rapidamente;
  • Tenham uma visão ampla e estrategista;
  • Aumentem a produtividade interna;
  • Reduzam a probabilidade de riscos e gastos desnecessários;
  • Gerem insights estratégicos;
  • Possuam transparência nos processos operacionais;
  • Identifiquem oportunidades e tendências;
  • Otimizem processos;
  • Consigam gerar valor aos serviços e produtos.

 

 Passo a passo para implantação de uma cultura de dados

1. Trabalhe o mindset de dados

Como já falamos anteriormente: todo colaborador, de todos os setores organizacionais, precisa ter a mente orientada à dados. No artigo passado, nós falamos sobre uma das etapas do Business Intelligence (BI), o compartilhamento. É nessa parte, em que as informações são compartilhadas para toda a empresa. 

E é isso que tornamos a falar aqui. Os gestores não podem tomar decisões sozinhos, toda a organização precisa estar a par da situação para que se tenha um entendimento coletivo do que foi apresentado e das iniciativas que irão ser tomadas.

2. Comece do menor para o maior

Vá com calma e comece das menores atividades, principalmente se o trabalho com dados ainda é novo dentro da organização. Mergulhe no universo dos dados aquelas atividades mais curtinhas, pois elas auxiliarão na curva de aprendizagem da sua equipe. Desse modo, se tornará possível adentrar no mundo dos dados de forma prática, inteligente e assertiva.

3. Promova a intersetorialidade

O mindset de dados é necessário! Não limite a possibilidade de entendimento dos dados organizacionais apenas ao setor de Tecnologia da Informação (TI). Promover a intersetorialidade significa integrar equipes e aumentar o estabelecimento dessa nova política que a empresa está propondo: a de dados. A intersetorialidade também promove um contato direto entre colaboradores e possibilita a melhoria no desempenho das atividades, bem como o aumento de aprendizados deles.

4. Deixe os dados disponíveis a todos

Utilize uma linguagem e formas de visualização de fácil compreensão para que todas as áreas possam entender aquelas informações que estão apresentadas nos relatórios, gráficos e dashboards. Manter os dados acessíveis, com uma linguagem ampla e fácil, facilita a aprendizagem de toda a organização, acelerando a adoção da cultura e a entrega dos resultados propostos pela análise de dados.

5. Invista em infraestrutura

Invista nas melhores consultorias, nas melhores ferramentas e nos melhores profissionais! Implementar uma cultura de dados não é uma despesa, é um investimento que dará resultados de sucesso para a organização se for aplicada da maneira correta. E se você quer investir de forma assertiva e inteligente, converse conosco. A Wiser Tecnologia é um parceiro completo, com inteligência comprovada e profissionais com know-how estratégico que podem engrenar o seu negócio.

Seja uma empresa orientada a dados!

Dados são a promessa do futuro, não há dúvidas! Os dados, você já tem, mas o que queremos é que você saiba usá-los de forma inteligente para transformá-los em informações estratégicas e decisivas para empresas.

O primeiro passo a se fazer antes de implementar uma cultura de dados é buscar conhecer essa sistemática. E por isso, contar com uma empresa especializada nessa metodologia é essencial para iniciar a adoção com o pé direito.

Com uma análise de dados feita da forma certa, empresas conseguem obter um panorama geral, rico em detalhes, de todos os processos organizacionais. A partir disso, será possível tomar as decisões certeiras e investir em ações necessárias que levarão os melhores resultados para o seu negócio.

Então, se liga no passo a passo: Agende uma reunião com a Wiser Tecnologia para conhecer melhor o nosso serviço, implemente uma cultura de dados, inicie a análise de dados e alavanque seus processos organizacionais. 

 

Categoria: Ciência de dados,

Tags relacionadas: b.i, dados,

0 Comentários

Deixe seu comentário
Comentário enviado com sucesso!
WhatsApp Wiser Telegram Wiser