7 vantagens do BI que você precisa conhecer

Por: Eduardo Viana

A intensa competitividade, gerada na atualidade, provoca nas empresas uma procura por estratégias capazes de alavancar o negócio dentro de um mercado acirrado.  Oferecendo suporte para a gestão de negócios, o Business Intelligence (BI) é responsável pela coleta, organização, compartilhamento e monitoramento de informações e assim, identifica oportunidades e riscos da sua empresa.

Confere essa lista de vantagens que preparamos pra você ficar por dentro dos benefícios do BI

  1. Auxilia na tomada de decisões

Eventualmente, problemas podem aparecer e desestabilizar toda a empresa. O uso da análise de dados pode auxiliar os gestores a desenvolver técnicas rápidas para poder solucionar com êxito tais eventualidades.

  1. Aumenta os lucros e controla despesas

O business intelligence pode identificar quais processos, dentro de uma empresa, estão funcionando conforme o previsto. Com isso há uma maior facilidade em identificar falhas em processos e corrigi-las, descartar processos que não dão retorno positivo e manter o foco em processos que, de fato, geram lucros para a empresa.

  1. Maior vantagem competitiva

Conhecendo todo o mercado e a concorrência, as empresas podem, por meio do business intelligence, ficar na frente de todos os concorrentes. Isso acontece porque os gestores conseguem traçar estratégias adequadas de acordo com o momento e com a necessidade atual do mercado.

  1. Melhorar a experiência dos clientes

A exploração de dados, por meio do BI, ajuda o seu negócio a fidelizar clientes. Como? Empresas conseguem identificar os erros e acertos na forma de atendimentos e passam a aplicar ações estratégicas com o objetivo de melhorar a experiência do público com a sua empresa.

  1. Gera maior produtividade

O uso do BI também favorece o ambiente de trabalho. A organização de todas as informações tornam o local de trabalho mais produtivo e proveitoso. Desse modo, a equipe consegue melhorar o rendimento nas atividades e consegue ter mais interesse e foco no trabalho.

  1. Maior facilidade na identificação de falhas processuais

Falhas ocorrem todo o momento e, as vezes, acabam passando despercebidas. Com as ferramentas do business intelligence, o problema de origem é localizado e as falhas são prontamente resolvidas, para que, assim, não interfiram mais no funcionamento dos processos da empresa.

  1. Aprimoramento das estratégias de marketing e de vendas.

Ferramentas do BI também podem aprimorar estratégias de marketing e vendas da sua empresa. Softwares podem metrificar e analisar resultados de vendas e de estratégias de marketing realizadas dentro do seu negócio. Essa prática otimiza tempo, já que, a equipe foca somente na análise final dos resultados e define as próximas estratégias a serem tomadas.

WhatsApp Wiser Telegram Wiser