Exibindo post do mês de: NOVEMBRO-2020

Conheça 5 filmes que falam sobre a cybersecurity

Quem nunca reuniu a família ou os amigos pra assistir a um filminho, não é? Além de ser uma forma de lazer, os filmes também podem nos ensinar muita coisa! E os filmes sobre cybersecurity são um bom exemplo disso. Eles mostram que, com o avanço da tecnologia, se torna necessário o uso de mecanismos de proteção de dados, já que você corre o risco de ter informações, pessoais ou profissionais, roubadas por hackers.


Então pega a pipoca e escolhe um desses filmes (ou assiste todos ?) que listamos para você sobre a importância do cybersecurity.

  1. O círculo

Diretor: James Ponsoldt - Youtube

 “O círculo” aborda a questão da privacidade e a exposição dos dados dos usuários. A história se passa dentro de uma empresa de tecnologia conhecida mundialmente. O filme discute os dilemas morais de mecanismos que deixam a privacidade dos usuários comprometida, expondo todas as atividades que os usuários realizam na internet e impedindo uma cybersecurity plena.

  1. Hacker

Diretor: Michael Mann - Youtube

Em “Hacker”, um homem, condenado a 15 anos de prisão por cometer crimes virtuais, consegue a liberdade antes de concluir a pena. Ele tem a missão de encontrar um hacker que roubou um código e invadiu o sistema interno de um grande banco americano, causando grandes danos virtuais que ferem a cybersecurity e uma série de eventos desagradáveis para o mercado internacional das ações.

  1. Firewall - Segurança em Risco

Diretor: Richard Loncraine - Youtube

Nesse filme, um especialista em sistemas de segurança de bancos, Jack Stainfield, tem a família sequestrada por um criminoso, que exige 100 milhões de dólares para o resgate. A partir disso, Jack é desafiado a tentar invadir o próprio sistema de segurança que criou para conseguir roubar o dinheiro sem que ninguém descubra.

  1. Duro de matar 4.0

Diretor: Len Wiseman - Youtube

Em “Duro de matar 4.0”, os Estados Unidos sofrem um ataque cibernético após um hacker conseguir invadir toda a infraestrutura de controle das comunicações, transporte e sistema de energia do país. O policial John McClane começa a usar todos os métodos possíveis para combater o ataque que pode causar um blecaute e comprometer todo o país.

  1. SNOWDEN – Herói ou traidor?

Diretor: Oliver Stone - Youtube

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um ex-funcionário terceirizado de uma agência de segurança dos Estados Unidos, que começa a vazar documentos sigilosos do governo, ferindo a cybersecurity corporativa. Os documentos comprovam que o governo norte americano tem um esquema de espionagem eletrônica capaz de vigiar qualquer pessoa do mundo.

Quer saber como manter suas informações seguras e evitar que hackers roubem os seus dados? Então acompanhe o nosso Instagram e fique por dentro dos serviços de cybersecurity que a Wiser tem a te oferecer!

Por: Jony do Vale VER MAIS
7 vantagens do BI que você precisa conhecer

A intensa competitividade, gerada na atualidade, provoca nas empresas uma procura por estratégias capazes de alavancar o negócio dentro de um mercado acirrado.  Oferecendo suporte para a gestão de negócios, o Business Intelligence (BI) é responsável pela coleta, organização, compartilhamento e monitoramento de informações e assim, identifica oportunidades e riscos da sua empresa.

Confere essa lista de vantagens que preparamos pra você ficar por dentro dos benefícios do BI

  1. Auxilia na tomada de decisões
Eventualmente, problemas podem aparecer e desestabilizar toda a empresa. O uso da análise de dados pode auxiliar os gestores a desenvolver técnicas rápidas para poder solucionar com êxito tais eventualidades.
  1. Aumenta os lucros e controla despesas
O business intelligence pode identificar quais processos, dentro de uma empresa, estão funcionando conforme o previsto. Com isso há uma maior facilidade em identificar falhas em processos e corrigi-las, descartar processos que não dão retorno positivo e manter o foco em processos que, de fato, geram lucros para a empresa.
  1. Maior vantagem competitiva
Conhecendo todo o mercado e a concorrência, as empresas podem, por meio do business intelligence, ficar na frente de todos os concorrentes. Isso acontece porque os gestores conseguem traçar estratégias adequadas de acordo com o momento e com a necessidade atual do mercado.
  1. Melhorar a experiência dos clientes
A exploração de dados, por meio do BI, ajuda o seu negócio a fidelizar clientes. Como? Empresas conseguem identificar os erros e acertos na forma de atendimentos e passam a aplicar ações estratégicas com o objetivo de melhorar a experiência do público com a sua empresa.
  1. Gera maior produtividade
O uso do BI também favorece o ambiente de trabalho. A organização de todas as informações tornam o local de trabalho mais produtivo e proveitoso. Desse modo, a equipe consegue melhorar o rendimento nas atividades e consegue ter mais interesse e foco no trabalho.
  1. Maior facilidade na identificação de falhas processuais
Falhas ocorrem todo o momento e, as vezes, acabam passando despercebidas. Com as ferramentas do business intelligence, o problema de origem é localizado e as falhas são prontamente resolvidas, para que, assim, não interfiram mais no funcionamento dos processos da empresa.
  1. Aprimoramento das estratégias de marketing e de vendas.
Ferramentas do BI também podem aprimorar estratégias de marketing e vendas da sua empresa. Softwares podem metrificar e analisar resultados de vendas e de estratégias de marketing realizadas dentro do seu negócio. Essa prática otimiza tempo, já que, a equipe foca somente na análise final dos resultados e define as próximas estratégias a serem tomadas.
Por: Eduardo Viana VER MAIS
Tudo que você precisa saber sobre o backup em nuvem
Se você ainda vive no passado guardando as informações da sua empresa em mídia física, já passou da hora de abrir os olhos para o backup em nuvem!
 

As empresas lidam com muita informação todos os dias, e essas são de extrema importância para manter a saúde e a funcionalidade do negócio. Por isso, perguntamos, já imaginou perder alguma dessas informações? Esse cenário pode se tornar um verdadeiro caos. Mas antes de respirar aliviado por não ter perdido nada até então, saiba que se você mantiver o mesmo tipo de armazenamento da década passada, está a um passo de colocar suas informações em risco. E você pode evitar esses problemas conhecendo sobre o backup em nuvem.
Dito isso, sabemos que você deve estar com inúmeras dúvidas sobre como armazenar seus dados corporativos em nuvens branquinhas e fofinhas que vemos no céu?! Calma, vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre o backup em nuvem.  
O que é Backup em Nuvem?
A princípio precisamos dar uma rápida explicação do que é Backup em nuvem e o porquê de as empresas estarem se tornando tão adeptas a essa tecnologia. 
Sendo assim, vamos a explicação. O Backup em nuvem é um serviço de armazenamento que realiza uma cópia de segurança dos dados ou sistemas da empresa em um servidor externo. Em geral, as empresas optam por fazer esse tipo de armazenamento para evitarem que suas informações se percam devido a falhas nos sistemas, desastres naturais ou mesmo por ataques de malwares ou similares.
Diferente do armazenamento físico tão conhecido, o backup em nuvem consegue manter seus dados seguros mesmo que haja algum tipo de falha que comprometa a integridade dos seus arquivos, por isso, muitas empresas estão optando por esse serviço.
Em geral, as falhas que costumam acontecer no Backup Tradicional são:
Falhas de Hardware
A princípio, entenda que qualquer máquina que você usa no seu dia a dia podem parar de funcionar de uma hora para outra, isso é fato. Portanto, é uma questão de tempo você perder seus dados que estão em máquinas. Essa é uma falha bem comum, que muitas empresas passam.
Ataques Virtuais
Hoje vivemos uma onda de ciber ataques, inúmeras empresas já tiveram seus dados, ou de clientes, expostos. Em geral, os malwares, o tipo mais comum de vírus, se espalham pela internet e comprometem as máquinas ou o sistema do seu site, o que coloca em risco todo o seu trabalho. Sendo assim, deixar seus dados em algum meio físico pode ser um risco à saúde do seu negócio.
Erros de Gerenciamento
Gerenciar os recursos de uma empresa é um processo um tanto trabalhoso. E nesse ínterim, é possível que um usuário, inexperiente, cometa alguns erros, deletando arquivos e alterando o que não foi planejado. Ou, mesmo, mexer em configurações que possam corromper dados e o serviço de hospedagem do seu site.        
Esses erros costumam vir acompanhados por perdas milionárias. Sendo assim, é importante conhecer uma opção de armazenamento que, além de facilitar as atividades na sua empresa, possa contribuir com o crescimento dela. Agora, vamos apresentar algumas vantagens para o Backup em Nuvem e, assim, te mostrar como esse serviço é uma solução ideal para sua empresa.
As principais vantagens do Backup em Nuvem
Conversamos com nossa equipe de profissionais, selecionamos as principais vantagens você que deseja conhecer tudo que sobre o backup em nuvem.
Sua informação mais segura
Como já mencionamos, armazenar um dado estratégico da sua empresa em um servidor físico pode colocar em risco a inteligência da sua empresa. Isso se deve ao fato de sua empresa ficar mais suscetível a acidentes ou desastres. E caso o seu servidor se danifique de alguma forma, os seus dados também se perdem. Mas quando você faz o backup na nuvem as informações ficam armazenadas em servidores virtuais e descentralizados. E caso haja algum tipo de falha os seus dados ficam preservados.
Acesse de qualquer lugar
Acessar seus arquivos em qualquer lugar pode sim ser considerado uma das melhores vantagens do Backup em Nuvem. E para que isso seja possível, basta computadores e dispositivos com acesso à internet.
Ao conquistar essa facilidade, lembre-se de tomar muito cuidado com seu login e senha, para que outras pessoas não consigam acessar a ferramenta.
Seja Automático
Talvez você não saiba, mas é possível programar os backups para que sejam feitos em horários alternativos, sendo assim evitando interromper o trabalho do seu time ao realizar o armazenamento de dados.
Outra vantagem é poder fazer backups diários e, assim, melhorar a performance da empresa no armazenamento de dados e reduzir qualquer chance de perda de informações que fiquem à espera para serem registradas e guardadas.
Baixo custo
Para que você possa entender o quão vantajoso é realizar um backup em nuvem, colocamos na ponta do lápis tudo que sua empresa precisa adquirir para ter um servidor local? Vamos para a listinha:
  1. Local refrigerado e protegido;
  2. Equipe de manutenção;
  3. Realizar troca periódica de tecnologias;
  4. Verificar as peças obsoletas e substituí-las;
  5. Entre outras coisas...
Porém, toda essa listinha não garante que seus dados estarão armazenados de forma eficaz, pois muitas vezes, pode ocorrer a perda de informações por um erro humano.
Aqui você não precisa se preocupar com estas atividades. Depois de configurar o backup em nuvem, basicamente a preocupação é apenas uma: a mensalidade para o fornecedor da solução utilizada. E esse valor será ajustado de acordo com a necessidade da empresa de utilização. E se sua base de dados está atingindo o limite, basta contratar um espaço a mais e continuar realizando os seus backups com toda a segurança. Num backup tradicional, por exemplo, fazer esta expansão poderia exigir mais aquisições de equipamentos e, consequentemente, manutenções periódicas.
Conclusão
Entender tudo que você precisa saber sobre o backup em nuvem vai te proporcionar mais conhecimento para colocar a o tipo de armazenamento ideal na sua empresa. Não espere perder suas informações para realizar o backup em nuvem, adote esta solução o quanto antes!
Por: Jony do Vale VER MAIS
Business intelligence para solucionar a ruptura de estoque

Imagine a cena: você está fazendo suas compras do mês e precisa de um produto específico, mas no supermercado que você está não encontra o produto. Pergunta aos funcionários, mas eles não sabem se tem. O que você faz? Se você for o cliente é possível que vá embora insatisfeito e sem o produto. Se isso voltar a acontecer você não volta mais ao supermercado.
Acima relatamos um exemplo bem comum de lojas varejistas que impacta na lucratividade da empresa, a Ruptura ou Excesso de Estoque. Se você possui uma empresa do setor varejista este artigo foi feito para você. Portanto, aqui vamos apresentar As vantagens de gerenciar estoque usando Business Intelligence.
Esclarecendo a Ruptura de Estoque
Se você é do ramo varejista já deve ter ouvido e, provavelmente, já conhece esse termo. Mas para você que está chegando agora neste setor, a ruptura de estoque nada mais é do que a falta de um produto no momento em que o consumidor vai comprar.  Sabe aquela situação que relatamos nos parágrafos anteriores? Aqui é um exemplo clássico de ruptura de estoque.
Talvez você esteja curioso, mas por que tanto receio disso acontecer? Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Tribanco, as lojas varejistas que passam por problemas de ruptura de estoque apresentam uma queda nas vendas de 5 a 10%, em média.
Os maiores motivos para Ruptura de Estoque
É importante que você possa reconhecer quais são as causas mais comuns, abaixo listamos alguns motivos da Ruptura de Estoque:
  • Ausência de análises
A princípio, o departamento de compras não dispõe de dados para construir análises de como foram as promoções, se os preços das marcas líderes caíram muito e se houveram migrações de uma marca para outra. Sendo assim, dificultando avaliar quais produtos possuem em estoque e quais acabaram.
  • Falta de sincronização das informações
Trabalhar com reposição automática sem haver um sistema eficiente que consegue sincronizar os dados. Por consequência, indústria e varejo enxergam informações diferentes, o que acaba retardando o disparo para novas compras;
  • Setores da empresa com informações dispersas
Ausência de um sistema integrado de gestão para sincronizar dados de todos os setores da loja varejista. O que dificulta a tomada de decisão. Além da falta de um processo para identificar as divergências do estoque físico com aquele que costuma estar no sistema.
Poderíamos fazer uma lista muito extensa dos motivos que causam a ruptura de estoque, mas nosso foco aqui é mostrar maneiras de reduzir esse problema. Por isso, pule para o próximo tópico.
Use o Business Intelligence para resolver a Ruptura de Estoque
Business Intelligence (B.I.) é uma metodologia utilizada por muitas empresas, inclusive varejistas, para coletar, organizar e apresentar os indicadores mais importantes da empresa. Tudo isso, de forma mais simplificada para tomar de decisões mais assertivas. Mas como essa metodologia pode contribuir para reduzir a ruptura de estoque?
Com o B.I. você terá todos os processos da sua empresa definidos e integrados, compra, financeiro e estoque. Assim, será mais fácil identificar quais produtos precisam ser comprados, quantos ainda estão no estoque, os itens mais vendidos, observar a sazonalidade e outras vantagens que facilitam na redução da ruptura de estoque e aumentam sua lucratividade.
Por esse motivo, todas essas informações vão estar contidas em uma única plataforma e sua apresentação será por meio de gráficos bem mais precisos e mais fáceis de ler e identificar possíveis problemas.
Business Intelligence para solucionar o excesso de estoque
  • Esclarecendo o excesso de estoque
Nos tópicos acima falamos sobre a ruptura, agora vamos esclarecer os excessos de estoque e porque eles podem ser um problema.
O excesso de estoque costuma ser quando há muitas unidades do mesmo produto armazenadas, mas seu consumo médio não condiz com a quantidade em loja.
Nos tópicos acima falamos sobre a ruptura, agora vamos esclarecer os excessos de estoque e porque eles podem ser um problema. O excesso de estoque costuma ser quando há muitas unidades do mesmo produto armazenadas, mas seu consumo médio não condiz com a quantidade em loja.
Por esse motivo, há muitas empresas que ao tentarem diminuir os custos, acabam não percebendo que o dinheiro que está sendo perdido é com a compra exagerada de material sem necessidade.
Portanto, entenda que produto em estoque é dinheiro parado e isso é sinônimo de perda, o que se torna um duplo prejuízo. Por isso, é importante manter um controle dos produtos.
  • Business Intelligence solucionando o Excesso de Estoque
Businessman holding a futuristic modern tablet touch screen analysing on investment risk managment and return on investment analysis
Se você chegou até aqui já entendeu como o B.I. funciona, por isso vamos ao que interessa, as formas que ele pode contribuir para resolver os problemas de excesso de estoque. Abaixo listamos algumas maneiras:
  • Previsão de problemas
Com a metodologia de Business Intelligence é possível prever algum possível problema com relação aos prazos de entrega. Atualmente, uma das grandes dores de cabaça do setor varejista são as entregas. Utilizando o B.I. você tem a possibilidade de monitorar em tempo real os prazos de entrega e, assim, ainda ter tempo de soluciona possíveis atrasos.  
  • Equilíbrio de estoque
Como você vai usar o B.I. para analisar os prazos de entrega dos seus fornecedores, também será possível identificar quantos produtos ainda possuem no seu estoque. Sendo assim, sabe o que esses dois dados representam para sua empresa?  Você vai conseguir manter o nível do seu estoque menor, o que vai contribuir diretamente para uma redução de custos.
  • Relatórios constantes
Mais problemático do que inúmeros relatórios é a desatualização deles. Sendo assim, com o Business Intelligence você recebe consegue receber relatórios em tempo real o que vai favorecer suas tomadas de decisões. Assim, fica mais analisar os cenários e promover estratégias de promoções para solucionar o excesso de estoque.
  • Análises constantes
Aqui apresentamos algumas soluções para resolver dois problemas pontuais que afetam o setor varejista, Ruptura ou Excesso de Estoque. Sendo assim, uma das melhores vantagem do Business Intelligence é que ele consegue contribuir para a solução dos mais diversos problemas enfrentados pela falta de análises de dados.
Por: Eduardo Viana VER MAIS
O que é o Professional Services da Tecnologia ?
Ter um profissional da área de tecnologia com know-how estratégico para levar os melhores serviços à sua empresa.

Os profissionais e o mercado mudaram, tudo isso acaba fazendo com que as empresas também mudem. E, devido a todas essas transformações, surgiu uma nova modalidade de serviço oferecido, o Professional Services. Mas esses profissionais não apareceram do nada, eles sempre estiveram entre nós. No entanto, só agora é que estamos realmente valorizando sua forma de atuação.
Se você não faz ideia do que estamos falando, tudo bem. Aqui neste artigo você vai descobrir tudo sobre o Professional Services e os porquês deles serem uma opção tão vantajosa para as empresas. Sendo assim, leia até o final e surpreenda-se.
Que tal uma rápida explicação sobre o que é um professional services? Pode deixar, já sentimos o seu interesse. Vamos lá!
O Professional Services é um termo em inglês que em sua tradução traz a ideia da terceirização.  Ou seja, os profissionais da área de tecnologia atuam de forma terceirizada em algumas empresas, levando as mais diversas soluções no ramo da tecnologia.
Mas por que tanta agitação com algo tão simples? Porque as empresas começaram a perceber o potencial estratégico desses profissionais. Afinal, elas perceberam o quão vantajoso é ter um profissional com as melhores qualificações, que muitas vezes possuem parceria com os principais fabricantes do mercado, o que proporciona, ao contratante, acesso aos melhores produtos e soluções.
Portanto, se você ainda estiver um pouco inseguro quanto a ideia da terceirização, vamos te dar uma aula rápida de como a terceirização é a mina de ouro do momento.
Por que usar a terceirização?
A terceirização é vista como um processo bem comum em países industrializados, pois traz a possibilidade de aumentar o lucro por meio da transferência de atividades a empresas especializadas.
Por conta dessa possibilidade tão lucrativa, muitas empresas contratam prestadores de serviços, para que essas indiquem um profissional adequado, para realizar uma atividade do seu processo operacional da empresa contratante.
Abaixo selecionamos algumas valiosas vantagens de utilizar os recursos de uma prestadora de serviço:
  • Foco da empresa em atividades que ela é especialista;
  • Economia ao deixar de realizar processos seletivos, além de economizar com a diminuição das atividades da empresa;
  • Contribui para o aumento da produtividade e eficiência. Além de melhorar os níveis de produtividade, pois você terá seus funcionários focados em suas atividades e a prestadora de serviço focará em trabalhos mais complexos.
As melhores soluções para sua empresa
O Professional Services pode ser usado para as mais diversas áreas, tudo vai depender da prioridade da empresa contratante. Em geral, as empresas entram em contato e falam qual o problema que precisam solucionar. Sendo assim, há uma análise para encontrar o problema e como deve ser a sua resolução. Só após esse processo o profissional vai até a empresa solucionar.
Contudo, assim como muitos outros serviços, o professional services costuma ser mais solicitado para algumas operações específicas:
  • Suporte Técnico
Muito comum na área de TI é a manutenção dos equipamentos de uma empresa. Essa função já é muito comum no mercado.
  • Sistemas
Portanto, uma das melhores funções que o Professional Services pode atuar é no que diz respeito aos sistemas. Isso porque aqui você consegue identificar todas as vantagens de ter um profissional assim na sua empresa. Sendo assim, no que diz respeito aos sistemas há empresas que precisam realizar algum tipo de implantação, atualização ou mesmo integração de algum sistema. E esse profissional é o mais indicado para solucionar essas demandas.
  • Áreas específicas
Existem inúmeros recursos que podem ser melhorados com a ajuda do Professional Services, o Business Intelligence (BI) é um deles. Por ser uma área muito específica é necessário ter profissionais capacitados. Por isso, o Professional Services é o mais indicado para atuar nessa área. Implantando a plataforma para monitoramento, controlando os relatórios e monitorando os resultados.
Quem precisa desse tipo de profissional?
Agora você pode estar se perguntando a mesma coisa, afinal como você saberá se realmente precisa contratar os serviços de um professional services? Para responder essa simples pergunta, montamos uma listinha supersimples que pode te ajudar a encontrar a resposta para essa dúvida:
  • Empresas de pequeno, médio e grande porte que precisam de um profissional capacitado para solucionar uma demanda específica;
  • Empresas que não possuem ou que não podem investir em uma área de tecnologia;
  • Empresas que possuem uma área de tecnologia;
  • Todas as empresas que desejam se desenvolver.
Sendo assim, deu para perceber, todas as empresas em algum momento, vão precisar ou já precisam dos serviços que os Professionals Services oferecem.  
Maneira de analisar seus resultados
Caso tudo que dissemos aqui ainda não tenha te convencido do potencial desses profissionais, a melhor forma de perceber as vantagens de um Professional Services é tendo um na sua empresa. Fica mais fácil perceber sua importância quando você analisa sua taxa de produtividade e lucratividade no final do mês.  
 
Por: Karolyne Araújo VER MAIS
Como montar um Política de Segurança eficaz?
 

A princípio, construir uma Política de Segurança de Informação (PSI) eficaz demanda muito mais do que um simples esforço. Por isso, você precisa conhecer quais os passos para conseguir montar uma Política de Segurança eficaz. Sendo assim, para te ajudar, construímos este artigo, aqui você vai encontrar os passos necessários para montar sua Política de Segurança.
Passo 1: Comece pelo planejamento
Para qualquer medida que você for incluir na sua empresa, é necessário ter um planejamento. Afinal, será por ele que você vai conseguir se orientar, seguir os prazos de entrega e, o mais importante, saber quanto de investimento deverá ser destinado ao projeto que você deseja implantar.
Nele deve conter um levantamento de todas as informações que devem ser protegidas. Além disso, você ainda pode investigar e identificar se a empresa já possui algum programa de segurança e caso a resposta seja sim, analise se há fatores de risco nesse programa. Dessa forma, será mais fácil e assertivo saber quais políticas de segurança adotar no seu negócio.
Passo 2: Fale com gestores
A PSI deve ser elaborada por um profissional de segurança da informação, pois ele está atualizado com as regras, tecnologias e metodologia de aplicação. Mas para que ele possa desenvolver seu trabalho, é necessário que os gestores da empresa estejam a par do que está a acontecer, dos riscos que a empresa corre e quais atitudes devem ser tomadas.
Portanto, é de suma importância que os gestores estejam cientes de todo o passo a passo para montar uma Política de Segurança eficaz. Além dissoeles também podem contribuir de maneira positiva com as informações relevantes sobre o negócio.
Passo 3: Coloque tudo no papel
Após ter analisado as informações que merecem ser protegidas e conversar com os gestores, chegou a hora de começar a elaborar a Política de Segurança. Portanto, coloque as normas e proibições referente à utilização de programas, acesso à internet, uso de celulares e outros dispositivos móveis, e-mails e os demais recursos tecnológicos que sua empresa dispõe.
E, assim, você deve montar um documento em que tenha todas essas especificações. Há também tópicos indispensáveis que devem constar nesse registro, abaixo selecionamos alguns:
  • Construa uma definição sobre segurança de informação e qual sua real importância. Entenda que nem todo mundo conhece esse termo ou entende os motivos da restrição de acesso, por exemplo;
  • Elabore uma declaração de comprometimento da diretoria apoiando as mudanças que vão ocorrer;
  • Defina as responsabilidades de todos para uma boa gestão de segurança da informação;
  • Construa uma política de controle de uso dos equipamentos e sistemas;
  • Os procedimentos de prevenção e detecção de vírus;
  • Monte as consequências sofridas caso haja algumas violações de normas estabelecidas na política de segurança;
  • Elabore o plano de treinamento em segurança de informações.
Porém, essas são só algumas medidas que devem ser apontadas. Na verdade, há muito mais. Por isso, recomendamos que você construa um documento de acordo com sua realidade.
Passo 4: Aprovação
Portanto, agora que tudo ficou pronto, chegou a hora da aprovação. Leve até ao setor de Recursos Humanos (RH) e aos gestores da empresa. É importante haver essa verificação para que o RH analise e veja se o documento está de acordo com as leis trabalhistas e com o manual interno dos funcionários, caso a empresa tenha um.
Chegou a vez dos líderes e gestores. Eles devem ler e aprovar o documento e só depois você poderá publicá-lo e colocá-lo em prática.
Passo 5: Aplicação e treinamento
Antes de tudo, você só saberá se sua PSI está coerente com a realidade da empresa quando você apresentar aos colaboradores. Afinal, são eles que lidam com os documentos e as informações que devem ser mantidas seguras. Sendo assim, sugerimos que esse momento seja conduzido com calma e tranquilidade. E se você quiser realizar um treinamento, é até melhor, assim todos poderão entender, aprender e pôr em prática tudo que está no documento.
Mas não se iluda, isso não será de um dia para o outro. Você deverá realizar treinamentos constantes, e até mesmo auditorias, para que ao final todos estejam adaptados as novas diretrizes.
Analisando os resultados
Aqui mostramos o passo a passo para montar uma Política de Segurança eficaz. No entanto, a maneira que ela será desenvolvida dependerá muito de cada corporação.
E ainda temos mais uma informação: para montar uma política de segurança demanda tempo. Sim, ela não é feita em 1 semana. Você precisa estudar e adquirir os recursos que vai utilizar e como a empresa reagirá a eles. Por isso, indicamos que converse com profissionais de segurança de informação e vejam as melhores formas de pôr a PSI em prática.
 
Por: Jony do Vale VER MAIS
4 Filmes sobre Business Intelligence para inspirar

Conhecer o mundo do Business Intelligence por meio do cinema não parece ser a melhor ideia. Mas vamos te provar o universo dos filmes tem sim muito a ensinar!


À primeira vista, tudo que envolve Business Intelligence (BI) pode parecer um pouco confuso, mas não é bem assim. Na verdade, é até bem simples. Mas para conseguirmos te provar isso, vamos precisar de algumas ferramentas como o lápis e o papel, pois te apresentaremos 4 Filmes sobre Business Intelligence para inspirar seu espírito de cientista de dados.
Portanto, selecionamos esses filmes para você curtir e perceber que o BI pode sim ser algo fácil de entender e pode ser aplicado em inúmeras situações do cotidiano. Em outras palavras, você até possa até despertar o cientista que existe dentro de você.

  • O Jogo da Imitação
O primeiro filme da nossa lista tem como protagonista o Alan Turing. Se você não o conhece, vamos te apresentar uma leve explicação de quem foi ele. Antes de tudo, Alan Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Seu legado está presente até hoje, pois ele foi o responsável pelo desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno.
E neste filme, Alan Turing, mostra como conseguiu decodificar a máquina de criptografia usada pelos nazistas, na segunda Guerra Mundial. E, a partir desse conceito, foi possível abrir caminho para o estudo da Inteligência Artificial. Além disso, há algumas outras lições valiosas que são passadas neste filme, mas para isso você precisa assistí-lo. Aqui, ninguém dá spoiler!
  • Quebrando a Banca
Já imaginou aumentar as chances de ganhar em um dos maiores cassinos de Las Vegas? É isso que o protagonista de Quebrando a Banca faz. Ou seja, ele mostra aos seus alunos, como é possível utilizar a matemática e a estática para aumentar as probabilidades de ganhar. Além disso, esse filme também apresenta como os cassinos utilizam desses e outros dados para gerirem os jogos e seus negócios.
Se os alunos conseguem, ou não, “quebrar a banca”, você só vai descobrir se assistir ao filme. Mas podemos dizer que ao longo da obra você verá várias situações interessantes e entenderá que a matemática, a estatística e a análise de dados são relativamente simples, basta conhecer o conceito e manter-se focado.
  • O Homem que Mudou o Jogo
O próximo filme sobre Business Intelligence que escolhemos foi baseado na história real de Billy Beane, um treinador que ousou em usar a estatística e análises de dados para melhorar a performance do seu time. E para isso, ele contratou um cientista que calculou a porcentagem de acertos dos jogadores. Não precisamos dizer que isso causou inúmeros problemas ao Billy, afinal os técnicos são conhecidos por usarem seus instintos e experiências.
E como o Billy solucionou essa questão? Você terá que ver o filme para saber. O que podemos dizer é que esse filme consegue retratar de forma bem real os desafios que muitos cientistas de dados passam.
  • Her
O filme de Spike Jonze, lançado em 2013, recebeu muitas críticas no seu lançamento. Ao longo do filme são abordados temas bem atuais e, principalmente, a relação do homem com robôs de Inteligência Artificial.
O filme de Spike Jonze, lançado em 2013, recebeu muitas críticas no seu lançamento. Ao longo do filme são abordados temas bem atuais e, principalmente, a relação do homem com robôs de Inteligência Artificial.
Sendo assim, ao decorrer do longa-metragem conhecemos a história do Theodore, um escritor que se apaixona pela sua assistente pessoal virtual, precisamente por ela ter conhecimento de todos os seus costumes, preferências e defeitos, e aceitá-lo.
  • Crítica final
Após assistir esses 4 Filmes sobre Business Intelligence para inspirar o seu lado cientista de dados,você deve estar louco para começar a aprender mais sobre BI ou mesmo por em prática o que já sabe. Antes de sair por aí analisando todos os dados do mundo que tal começar analisando as principais tendências de Business Intelligence? Esse conhecimento vai te mostrar onde o mercado está e por onde começar seus estudos.
Por: Eduardo Viana VER MAIS
WhatsApp Wiser Telegram Wiser