Exibindo post do mês de: JANEIRO-2023

Na trilha de uma API

O processo de projetar e construir interfaces que permitem que vários programas de software se comuniquem entre si é conhecido como desenvolvimento de API (Application Programming Interface). As APIs são usadas em diversos setores, do comércio eletrônico à saúde, e são essenciais para o desenvolvimento de software moderno.


Linguagens

O de API geralmente envolve o uso de linguagens de programação como C#, Java, JavaScript, Python ou Ruby. 

Os requisitos do projeto e o caso de uso específico determinarão a linguagem de programação a ser usada.

Versionamento

O controle de versão é um componente crucial do desenvolvimento da API. 

Diferentes versões de API podem ser produzidas para oferecer suporte a novos recursos ou alterações à medida que a API se desenvolve ao longo do tempo. 

A compatibilidade com versões anteriores é possível por meio do controle de versão adequado, que também garante que os aplicativos atuais continuem funcionando conforme o esperado.

Documentação

A documentação é um componente importante do desenvolvimento da API. 

Uma API bem documentada é mais simples para os desenvolvedores compreenderem e usarem, o que reduz a possibilidade de erros e aumenta a produção do desenvolvedor.

Segurança

Ao criar APIs, a segurança é um fator chave a ser levado em consideração. 

Injeção de SQL, script entre sites e falsificação de solicitação entre sites são exemplos de riscos de segurança comuns. 

Para proteger a API e os dados que ela gerencia, é fundamental implementar fortes medidas de segurança.

Integração

Outro componente de relevância do desenvolvimento da API é a integração da API. 

Bancos de dados, serviços em nuvem e outros aplicativos de terceiros podem ser integrados por meio de APIs. 

Isso oferece novas funcionalidades e fácil conectividade em vários sistemas.

Exemplo Simples

API Cliente e Servidor simples usando a linguagem de programação Pyhton.

Código-fonte do servidor em Python
 
Código-fonte do cliente em Python
 
API Cliente e Servidor simples usando a linguagem de programação JavaScript no ambiente de execução do Node.js.
Código-fonte do servidor em JavaScript com Node.js
 
Código-fonte do cliente em JavaScript com Node.js
 
Utilize uma IDE (Integrated Development Environment) para o desenvolvimento da sua primeira API, existem várias disponíveis. Uma bastante popular e muito utilizada é a IDE Visual Studio Code da Microsoft. Uma IDE é simplesmente uma aplicação que integra diversos recursos de desenvolvimento de software em uma única ferramenta. Ou seja, um ambiente de desenvolvimento integrado.

Conclusão

Em conclusão, o desenvolvimento de API é uma parte essencial da criação de software moderno. 

Ao criar APIs, deve-se levar em consideração programação, versão, documentação, segurança e integração adequadas. 

Para garantir que a API satisfaça os requisitos de seus usuários e do negócio, é crucial abordar o desenvolvimento da API com foco na usabilidade, segurança e escalabilidade.

E agora?

Pesquise mais, estude mais e coloque em prática as suas ideias e projetos de desenvolvimento de APIs. 😉

Se tiver dúvidas, pode contar com a Wiser Tecnologia! 💙

Por: Stênio Oliveira VER MAIS
A importância do ETL para o Business Intelligence
Quem trabalha com Business Intelligence (BI), em algum momento, já teve sua atividade simplificada apenas como “criador de relatórios e dashboards”.
Bem, normalmente respondo esse questionamento usando o exemplo do iceberg, onde àqueles que navegam em alto mar só enxergam seu cume (dashboard), mas que na verdade, seu maior volume encontra-se debaixo d'água (transformação dos dados).
No desenvolvimento de um dashboard gastamos mais tempo trabalhando na base de dados, que será usada como fonte. Essa etapa do trabalho é chamada de ETL.

Então, o que significa ETL?

Extrair, transformar e carregar, em inglês extract, transform, load. ETL é o processo usado para extrair dados – das mais variadas fontes –, transformar e carregá-los em vários destinos, como um data warehouse ou data lake. Com isso, é possível analisar os dados para impulsionar a tomada de decisões nos negócios.

Por que o processo de ETL é importante?

O potencial do processo de ETL para extrair e integrar dados de diversos sistemas de origem, incluindo todos os sistemas da companhia, representa menos problemas com os indicadores, já que nessa etapa são tratados e analisados todos os dados, o que gera mais oportunidades para aproveitar o self-service analytics.
De forma resumida, trata-se de uma maneira rápida, flexível e automatizada de agregar diversos dados em diferentes formatos e prepará-los para análise.

Etapas do processo de ETL

Extrair

A coleta de dados automatizada aumenta o desempenho e fornece insights valiosos de forma rápida. Durante o processo de extração, é possível coletar dados estruturados e não estruturados de múltiplas fontes e em diferentes formatos, como JSON, XML, bancos de dados informais, sites rastreados e etc.

Transformar

A transformação reúne diferentes tipos de dados e os armazena de acordo com os formatos necessários para permitir o uso em toda a organização.
A limpeza de dados é outro ponto crucial para a transformação e inclui a eliminação de duplicatas, nulos e espaços em branco, além da alteração do tipo e volume das informações.

Carregar

O carregamento inclui a gravação de dados processados, seja num data warehouse ou data lake, no local ou na nuvem. Através do processo contínuo de ETL, com o registro de novos dados, as empresas podem escolher entre substituir informações existentes ou incluir novos registros de forma incremental.
É isso. Espero ter ajudado a entender um pouco mais sobre o processo de ETL.
No próximo artigo, falarei um pouco sobre quais as ferramentas que podem te auxiliar nesse processo rumo a transformação da gestão orientada a dados.
Segue a gente no Instagram, LinkedIn e Youtube pra ficar por dentro dos conteúdos. Também estamos no TikTok e no Spotify!
Fale AGORA com um especialista de BI!
Por: Eduardo Viana VER MAIS
O omnichannel e a estratégia para empresas e clientes

As empresas usam estratégias omnichannel para se conectar com seus clientes por meio de vários canais (multicanal), como mídia social, e-mail e na loja.

Conceito

Omnichannel é uma estratégia centrada no cliente que visa fornecer uma experiência consistente e contínua em todos os canais.

Isso significa que um cliente pode iniciar uma conversa em um canal, como redes sociais, e continuar em outro, como e-mail ou telefone, sem precisar repetir informações ou recomeçar.

O multicanal, por outro lado, é uma abordagem centrada no canal que se concentra em alcançar os clientes por meio de vários canais.

Embora essa estratégia possa ser eficaz, ela também pode resultar em uma experiência desarticulada do cliente se os canais não forem integrados e coordenados.

Vantagens

Uma das principais vantagens de uma estratégia omnichannel é que ela permite que as empresas desenvolvam relacionamentos mais fortes e pessoais com seus clientes.

As empresas podem criar confiança e lealdade entre seus clientes, fornecendo consistentemente uma experiência de alta qualidade em todos os canais.

Outro benefício do omnichannel é que ele permite que as empresas coletem dados de várias fontes, permitindo que elas entendam melhor as necessidades e preferências de seus clientes.

Isso pode ajudar as empresas a adaptar seus esforços de marketing e melhorar a experiência geral do cliente.

Uma estratégia multicanal também pode ajudar as empresas a cortar despesas e aumentar a eficiência.

As empresas podem evitar a duplicação e simplificar suas operações, o que pode economizar desperdício e aumentar a lucratividade, coordenando seus esforços em todos os canais.

Finalmente

No geral, embora os métodos omnichannel e multicanal possam ser bem-sucedidos em alcançar os clientes, o omnichannel costuma ser a opção preferível, pois oferece uma experiência mais suave e consistente e ajuda as empresas a estreitar os laços com seus clientes.

As empresas podem criar uma experiência de consumo mais individualizada e integrada que aumentará o engajamento e a lealdade usando uma estratégia omnichannel.

Por: Stênio Oliveira VER MAIS
WhatsApp Wiser Telegram Wiser