Exibindo post do mês de: FEVEREIRO-2021

Saiba como contribuir para uma internet segura
Fevereiro é o mês da internet segura, que busca transformar o ambiente em um lugar saudável, positivo e livre de perigos. Sabe aquela imagem da ponta do iceberg que faz referência ao que a internet esconde? Então, ela é bem clichê, mas transmite uma super verdade.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas acerca do perigo e das vantagens que a internet tem, uma comissão europeia, a partir do Insafe, deu início ao movimento em 2003. Aqui no Brasil, em parceria com a Insafe, a Safernet é a instituição que se disponibiliza para realizar e celebrar um trabalho consciente em prol de uma internet mais segura e positiva.
Não é de hoje que sabemos que a internet é um ambiente cheio de armadilhas invisíveis capazes de prejudicar nossos dados pessoais ou nossos dispositivos eletrônicos. Além disso, a internet, pode ainda, ser um meio de propagação de ódio, de discursos agressivos e de apologia a crimes.

Quer dicas para comprar online com segurança? Baixe nosso material! 

O papel desempenhado pela Safenet
A Safernet é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, voltada para promover e defender os direitos humanos na internet. Com o patrocínio de empresas reconhecidas, como a  Google, e com o apoio de instituições como o Unicef, essa organização busca transformar a internet em um ambiente ético e responsável, onde todos possam permanecer com segurança e liberdade.
No mês da internet segura, a Safernet disponibiliza um canal cheio de atividades, dicas e materiais de apoio  que devem ser usados para ajudar as instituições a promover uma internet mais segura e livre de qualquer perigo. E as empresas podem também cadastrar as atividades que realizam voltadas, especificamente, para este dia.

Como ter uma internet mais segura e positiva?
            Vamos melhorar nossas ações e tornar a internet um ambiente melhor? Então, anota aí:
      1. Não divulgue fotos ou vídeos sem a autorização da pessoa
Respeitar a privacidade do outro é essencial, por isso, sempre, certifique- se de que a pessoa se sente à vontade de ter a foto ou vídeo divulgados.
      2. Não clique em links suspeitos
A gente já sabe que muitos links, com textos apelativos, costumam conter vírus. Então, cuidado para não ter seus dados roubados ou dispositivos danificados. Não clique em links maliciosos!
      3. Não pratique cyberbullying e não apoie imagens de cunho violento
Nada de fazer comentários maldosos ou apologia à violência. Para contribuir com uma internet mais positiva, evite propagar discursos de ódio e imagens abusivas. Se puder, denuncie!

Proteja suas redes sociais e ative a autenticação em dois fatores! 
      4. Crie senhas fortes e proteja suas redes sociais.
Criar senhas fracas facilita o acesso de hackers às redes sociais ou e-mails. Por isso, inclua números, letras maiúsculas e símbolos em suas senhas para deixá-las mais fortes e evitar possíveis ataques.
Outra opção é ativar a autenticação em dois fatores, que é uma ótima forma de prevenção contra ataques de hackers. Sabe como fazer isso? Aprenda com a gente
     5. Não deixe que crianças acessem a internet sozinhas
A internet é o meio onde os pedófilos mais buscam aliciar as crianças e induzi-las a realizar práticas sexuais. Por isso, sempre monitore os passos que elas dão na internet e com quem costumam conversar.
     6. Controle a privacidade de aplicativos e sites
Leia atentamente antes de aceitar qualquer mensagem ou condição de aplicativos ou sites. Alguns, podem estar tentando roubar seus dados ou ter acesso ao seu dispositivo, então cuidado.
    7. Cuidado com as compras online!
Comprar online com segurança requer muita atenção. Você precisa se atentar a muitos fatores para não cair em golpes. Baixe o nosso e-book sobre dicas para comprar online de forma segura.

Por que ter uma internet mais segura e positiva?

 
Cada vez mais, a internet consegue atingir um grande número de pessoas e propagar fake news, vírus e comentários maldosos não é uma boa ideia. Como já falamos anteriormente, a internet é um ambiente cheio de armadilhas invisíveis. 
Desde a época do orkut e msn, os links maliciosos que continham vírus já eram bem famosos pelos problemas que ocasionaram nos computadores. Além disso, os jornais já divulgaram muitos casos de brincadeiras que induzem ao suicídio e de pessoas que criam perfis falsos para aliciar os menores de idade à realização de práticas sexuais sem consentimento.
Ajudar a ter uma internet mais segura e positiva é um benefício para todos, (menos para os criminosos cibernéticos, já que são os únicos que lucram com a insegurança online) pois auxilia no bem-estar das pessoas e torna o ambiente mais agradável e divertido de se ficar.
 E aí, vamos, juntos, manter a internet segura? ?
Siga a gente no Instagram, Spotify , Youtube e LinkedIn para mais dicas! 

Por: Jony do Vale VER MAIS
WhatsApp Wiser Telegram Wiser