Exibindo post do mês de: AGOSTO-2022

O Desafio da Automação em TI
Muitas empresas estão despertando para a experimentação de uma ruptura generalizada na escalada da inovação moderna. O combustível para isso são os clientes digitalmente conectados e cada vez mais exigentes. Novas tendências e novas tecnologias pressionam as empresas a serem mais competitivas. Na contra-mão do desejo de inovar, a compreensão sobre o que é TI torna-se um grande inibidor. 

TI é complexo. 
O processo de modernização da TI proporciona meios e maneiras mais inteligentes para se fazer negócios. Porém, as arquiteturas de TI, de modo geral, são alicerçadas sob diversas plataformas complexas de tecnologias. Há um grande esforço das organizações empregado em implantar uma infraestrutura moderna devido a manutenção, o custo e a dificuldade em gerir os sistemas já existentes. Além disso, há um desgaste e sobrecarga das equipes de TI devido ao ritmo acelerado em detrimento da necessidade de inovar. Logo, é notório o cenário exigente de movimentação mais rápida, gerenciamento de ambientes cada vez mais complexos e uma desaceleração de novos desenvolvimentos, estudos e apostas em outras tecnologias. 

A automação pode nos ajudar. 
Não importa o quão complexo é o seu ambiente de TI ou em que momento da jornada de modernização a sua TI se encontra. Estratégias de automação ajudam a melhorar processos que já existem. Não é segredo para ninguém que, com a automação, é possível economizar tempo, aprimorar o desempenho das equipes, obter aumento de qualidade e minimizar custos dentro da organização. 
Automação é tão somente a utilização de software desenvolvido para executar tarefas com o objetivo de reduzir erros, complexidades e custos. Softwares com esse propósito podem ser encontrados em diversos cenários em uma organização, sobretudo em sistemas de TI, sistemas para tomada de decisão, dentre outros. Em indústrias, softwares de automação podem ser encontrados, por exemplo, nos segmentos de veículos e manufatura. 
O processo de automação de TI trata principalmente de executar repetidas vezes instruções manuais de um profissional de TI ou de outras áreas. Podendo ser uma única tarefa ou grupos de tarefas. Dessa forma, as equipes não ficam sobrecarregadas, mantendo controle e foco em atividades mais estratégicas do que as que são mais repetitivas. O efeito disso é um melhor desempenho das tarefas e uma maior satisfação na execução e resultado do trabalho.  
É possível automatizar qualquer coisa. Desde um dispositivo até softwares já existentes que sejam passíveis de configuração. A automação é um multiplicador de força para uma equipe de TI ou de qualquer outro departamento. E permite tornar o trabalho mais leve e menos repetitivo. 
Desafios da TI com a automação:  

  • Equipes desconectadas ou dessincronizadas usando processos com etapas variadas para resolver problemas comuns.  
  • Falhas e altos custos associados a tarefas de rotina e processos manuais.  
  • Dificuldade em realizar operações em média e larga escala.  
  • Aplicativos e serviços com tempo de retorno lento.  
  • Fluxos de execução de trabalho e operações ineficientes.  
  • Dificuldade para acompanhar a velocidade e aumento das mudanças, demandas e tamanho da infraestrutura. 

A automação pode ajudar na mitigação de questões-chave, tais como:  
  • Redução de custos e riscos em toda infraestrutura por parte dos CIOs.  
  • Controle de todos os aspectos da cadeia de distribuição por parte dos diretores de engenharia garantindo o mesmo nível de serviço.  
  • Necessidade de se obter eficientes formas de avaliar eventos e agilizar processos de remediação por parte dos analistas de segurança.  
  • Necessidade de ferramentas por parte dos administradores de sistemas que ajudem a acompanhar o aumento da escala de infraestrutura.  
  • Necessidade dos arquitetos de TI em se manter uma equipe que trabalhe de forma consistente e rápida em todas as tecnologias. 

O uso de automação já é fato em muitas organizações!

Isso ocorre em algumas operações de TI ou em outros departamentos. Muito embora essas soluções possam acelerar funções específicas, elas não foram dimensionadas para uma diversidade maior de recursos e podem até dificultar o compartilhamento de conhecimento de automação na organização. Além disso, torna-se cada vez mais difícil atualizar e estender esses tipos de automação à medida que as tecnologias evoluem e surgem novos requisitos. 
Uma abordagem abrangente sobre automação na empresa pode nos ajudar a perceber o valor total da mesma no cenário de operações e soluções mais modernas. 
A automação em toda a organização exige mais do que apenas o uso de ferramentas. É importante considerar o envolvimento de pessoas, processos e plataformas.  
  • As pessoas são o ponto central de qualquer empresa. Para adotar automação, todas as equipes devem estar empenhadas em participar.  
  • Os processos movimentam projetos dentro de sua organização do início ao fim.  
  • As Plataformas de Automação fornecem as capacidades para construir, executar, e gerenciar sua automação. 
Logo, a adoção de automação corporativa depende da combinação de uma plataforma, processos e pessoas. 
Sobre plataformas e ferramentas de automação, é importante compreender melhor o propósito e significado de cada uma. 
As plataformas fornecem uma estrutura unificada permitindo que várias pessoas automatizem de forma consistente. Fornecendo os meios para a eficiência, gerenciamento e compartilhamento de conteúdo de automação em uma organização. 
As ferramentas são objetivamente eficazes na automação individual e pontual. Elas não fornecem funcionalidades que permitam a conexão e gerenciamento de recursos necessários para automação a nível empresarial.
O processo de implantação de automação na empresa não acontece de forma instantânea, e automação não é tudo ou nada. é muito importante elaborar uma estratégia de automação que seja sustentável. Elaborar uma estratégia exige avaliação, planejamento e adaptações. 

Elabore a sua estratégia de automação! 

Comece de forma modesta, apresente valores, expanda de forma conservadora e repita o processo. Trabalhe mirando o sucesso incremental em curtos períodos de tempo. Para cada vitória, promova o valor da automação e compartilhe sua experiência em toda a sua organização. Isso estabelece uma boa base para que outros aprendam e aproveitem as suas experiências. Isso resulta na agregação de mais valor. 
A sua jornada de automação pode começar por:  
  • Tarefas manuais.  
  • Tarefas repetitivas ou com muita frequência de execução. 
  • Inventário
Resumidamente, os benefícios que a automação de TI e outros departamentos de uma organização podem proporcionar são:  
  • Aumento da produtividade e da eficiência.  
  • Aumento na velocidade das operações.  
  • Aprimoramento da capacidade de resposta.  
  • Aprimoramento da segurança. 

CONCLUSÃO 

Automatizar a TI ou qualquer departamento em uma empresa é desafiador. Mas, não é impossível. Requer uma boa estratégia, o mapeamento das oportunidades, a escolha de uma plataforma aderente às oportunidades, um processo de implantação organizado e principalmente o envolvimento e comprometimento de todos os que se beneficiarão com os resultados obtidos. 
Por: Stênio Oliveira VER MAIS
Backup Imutável: Uma forma de combate ao Ransomware 

O backup imutável é uma opção bastante relevante quando o assunto está voltado às práticas utilizadas para a segurança de dados das empresas. Constantemente, ataques cibernéticos acompanham as inovações tecnológicas e aprimoram as formas de acesso para conseguir invadir sistemas de forma indevida e criptografá-los.   

Em meio a isso, a implementação de técnicas sofisticadas para a proteção de dados são necessárias para que as organizações possam proporcionar mais segurança e privacidade aos dados sensíveis da empresa. O Backup Imutável é uma das formas mais poderosas que podem proteger dados organizacionais dos cibercriminosos. 

Imutabilidade de dados é um termo que vem se tornando cada vez mais conhecido entre os gestores. Essa é uma estratégia que oferece alto nível de proteção para as empresas, já que não permite que pessoas não autorizadas acessem dados empresariais.

Tá, mas o que isso quer dizer ? 

A palavra imutável corresponde ao que é permanente e constante. Logo, dados imutáveis acabam sendo informações, disponibilizadas em backups e bancos de dados, que não podem e não devem ser excluídas ou modificadas por qualquer pessoa.
Atualmente, o volume de transações que precisam ser realizadas é alto e as organizações precisam de agilidade no armazenamento. Técnicas de alta confiabilidade são extremamente necessárias para que a segurança e a disponibilidade estejam asseguradas pela gestão. 
Backups imutáveis conseguem promover a solução de problemas relacionados aos logs de transações de alta velocidade, evitando a perda de dados importantes, como os dados históricos. Esses são extremamente importantes para as empresas atuais, devido às regulamentações estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 
Esse tipo de backup proporciona a máxima eficiência em relação à segurança da informação, possibilitando que os dados fiquem livres de ataques cibernéticos, como o Ransomware, um dos ataques virtuais mais comuns nas empresas atualmente.  

Backup imutável contra Ransomware 

Ransomware é um tipo de malware de sequestro de dados que criptografa e bloqueia dados organizacionais que estejam armazenados em algum dispositivo. Com isso, ele pode bloquear tudo aquilo que esteja no diretório em questão. Para restabelecer o acesso ao usuário, os criminosos solicitam o pagamento via bitcoins. 
Além de realizar a primeira infecção, esse malware ainda pode buscar outros dispositivos conectados ao que foi infectado com o objetivo de atacá-los da mesma forma. Existem dois tipos ransomware, o Locker e o Crypto: 
Locker: Impede acesso ao dispositivo infectado. 
Crypto: Por meio da criptografia, impede acesso aos dados armazenados no dispositivo infectado.
A infecção por esses trojans ocorre por meio de diversos meios, como links maliciosos em e-mails e em vulnerabilidades de sistemas que estejam desatualizados e sem a segurança cibernética apropriada.
Esse vírus representa um grande risco para todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte. De acordo com os resultados da pesquisa Cyber Resilient Organization Study 2021, cerca de 60% das empresas brasileiras sofreram ao menos um ataque desse vírus.
O Ransomware é extremamente prejudicial para todas as áreas, podendo afetar toda a saúde organizacional, interferindo, por exemplo, na qualidade e no andamento de processos. Os ataques desse tipo de malware colocam em cheque a reputação da empresa perante a forma em que ela trata a segurança de suas informações e, claro, de seus clientes. 
Há um alto risco da perda permanente de dados, já que mesmo que o pagamento seja efetuado ao criminoso, não há a garantia de que o acesso aos dados ou sistema seja restabelecido. 

Como o backup imutável atua? 

O backup imutável proporciona o nível mais alto de segurança para as suas informações, que ficam permanentes e não podem ser excluídas ou criptografadas. Essa permanência impossibilita qualquer acesso não supervisionado aos seus dados e arquivos. 
Somente funcionários internos ou terceirizados e devidamente autorizados podem apagar ou sobrescrever as informações. Por meio disso, ransomwares não conseguem acessar sistemas e diretórios, já que se tornam imunes a qualquer tipo de ataque deste vírus. 
Por meio da imutabilidade, dados históricos também ficam protegidos, mantendo a organização resguardada de acordo com as regras da LGPD e permanecerão no estado inalterado até o fim do período de imutabilidade. Dados armazenados em backups do tipo ficam livres de vírus, possuem alta qualidade, não correm o risco de serem corrompidos, continuando “puros” desde o dia em que foram migrados.

Como implementar o backup imutável na empresa? 

O backup imutável pode ser armazenado em disco ou fita local, no entanto o ideal é utilizar um sistema de armazenamento hospedado na nuvem. É recomendado, ainda, ter uma cópia secundária dos seus dados em um offsite, ou seja fora do ambiente de origem. 

Dessa forma, a organização terá uma cópia de dados protegida contra atividades maliciosas de agentes internos, ativando e configurando todas ferramentas e políticas de autenticação.
Mas é claro que você não é obrigado a saber disso tudo e de outras técnicas ligadas a esse serviço. É importante que pesquisas sejam realizadas visando buscar empresas que trabalham com backups imutáveis com o auxílio de profissionais especializados e com o know-how técnico necessário para dar todo o suporte e clareza que o contratante precisa ter. 
Na Wiser Tecnologia, trabalhamos com a certeza de que você saberá de todas as etapas do processo. Desde a decisão de implantação até a finalização, sempre aliando às técnicas de segurança da informação, com objetivo de disponibilizar criptografia ponta a ponta, menos tempo e mais facilidade para a recuperação de arquivos em caso de desastres e muitas outras possibilidades.  
Manter os dados protegidos é um dever de toda a organização, mas a missão de proporcionar essa segurança e facilitar isso pode ser nossa. Se é segurança de dados organizacionais que você quer, clique aqui e fale agora com a gente. Nós vamos te apresentar a maneira mais fácil de implementar isso no seu negócio. 
Por: Bruna Ramos VER MAIS
WhatsApp Wiser Telegram Wiser