5 dicas de boas práticas no RD CRM

Por: Bruna Ramos

Se um profissional de vendas tem o objetivo de vender muito, de forma otimizada e ainda precisa engajar clientes em massa, ele precisa de uma plataforma de gestão, como o CRM. 

Você já deve saber que o RD CRM é um software de administração, organização e planejamento de vendas e de relacionamento com o cliente. Por meio dele, o profissional responsável pelas vendas Business to Business (B2B) irá melhorar os serviços, a comunicação com o público-alvo e com a equipe do comercial e, automaticamente, aumentar as vendas e a fidelização dos clientes.  

O RD CRM precisa ser utilizado da forma correta para poder entregar os resultados propostos pela empresa. A empresa deve entender que ter foco no cliente ajudará a trabalhar junto com esse software e compreender o objetivo dele - melhorar a experiência do cliente oferecendo propostas personalizadas e que atendam as reais dores e necessidades dele. 

Para isto, é importante adotar boas práticas que possam contribuir para o bom funcionamento da plataforma, como a centralização de informações, organização, integração com o Marketing, análise e monitoramento de dados e fazer um pós-vendas eficaz. O profissional que utilizar essas cinco práticas, poderá alcançar os resultados almejados de forma fácil e otimizada. 

Centralização de informações

Centralizar todas as informações pertinentes às negociações auxiliará o vendedor a manter a comunicação com o cliente mais rápida, eficaz e produtiva. Você poderá encontrar dados de clientes, negociações em andamento e o que for preciso para continuar ou fechar vendas com o seu público-alvo. 

O atendimento centralizado dispõe de várias vantagens capazes de melhorar os processos comerciais de toda a empresa, como possibilitar uma melhor gestão administrativa facilitando a tomada de decisão estratégico com clientes pontuais. Os vendedores são sempre pressionados por entregar mais resultados em um intervalo de tempo, dessa forma centralizar as ações de vendas em um CRM permite a economia de tempo e foco de trabalho que os vendedores precisam.

Organização 

Organize todos os dados que possam ser inseridos no RD CRM. Utilize os campos que o sistema disponibiliza da maneira indicada para não perder as informações que um dia poderão te auxiliar a fechar negócios. Os dados que você obtém de seus clientes ou leads não estão ali à toa, é preciso usá-los de forma estratégica e o CRM atua para isso.

Com um sistema organizado, é possível acompanhar integrar o comercial como marketing, atender os pedidos de clientes sem o risco de esquecê-los e evitar realizar atendimentos demorados buscando informações perdidas. Além disso, é possível ter uma visão geral do pipeline de vendas e fazer uma observação sobre o status do cliente - voltado para fechamento ou não fechamento de venda. 

A visão geral sobre todas as atividades que precisam ser realizadas para cada oportunidade de vendas ou retorno com clientes também é fundamental para que vendedores se mantenham em ação para tudo o que é realmente necessário ser feito, dentro das suas prioridades é claro.

Integração com RD Station Marketing

Realizar a integração do RD CRM com o RD Station Marketing é uma estratégia que possibilita um contato mais rápido com o lead por meio de notificações que chegarão de uma plataforma para outra. Será possível aumentar a taxa de conversão dos leads abordados, recuperar os que foram perdidos e vender novamente para os atuais clientes. 

O histórico de marketing gerado pelas com conversões de materiais, interações do contato com e-mail, páginas do site e outras informações ao longo da jornada de marketing enriquecem muito as atividades que serão realizadas pelos vendedores. Esse histórico é importado para o contato no RD CRM a partir dessa integração.

Com os sistemas de comercial e marketing integrados, a empresa terá resultados muito mais efetivos pois o time comercial atuará juntamente com a equipe do marketing na jornada de compra. No momento em que os leads capturados pelo time de marketing avançarem nas etapas do funil, o time do comercial deve aproveitar a oportunidade e entrar em ação. 

Análise e monitoramento de dados

As ações realizadas no RD CRM são importadas de volta no RD Station Marketing, permitindo uma visualização de toda a jornada de compras do lead. Na efetivação da vendas ou na perda da oportunidade, a integração entrega o feedback do processo de vendas de volta para marketing, permitindo que ações de pós venda (no caso da venda) ou de nutrição do lead (no caso da perda da oportunidade) sejam iniciadas de forma automática.

A análise e o monitoramento de dados é importante para um acompanhamento eficiente das campanhas estratégicas que foram feitas. O seu lead engajou com você conforme esperado? A taxa de conversão foi baixa ou alta e quais os motivos que levaram a tal resultado? O número de disponibilidade aumentou, diminuiu ou estagnou? É preciso acompanhar esses detalhes para entender se as ações realizadas por meio do CRM trouxeram os resultados esperados e, caso não tenham trazido, será necessário rever a campanha e encontrar as falhas e corrigi-las. 

Faça um pós venda de excelência

Quem não quer ter um cliente que seja o maior fã do seu produto ou serviço? Para isso acontecer, é essencial que o foco do negócio esteja voltado para ele. Por meio do pós-venda, o profissional deverá fazer contato com o cliente para saber como está sendo a utilização do produto e serviço, meses ou dias após a contratação, e se mostrar disponível para quaisquer dúvidas que venham a aparecer. O CRM te auxiliará por meio de lembretes e do histórico, mostrando ao profissional qual cliente contratou um serviço ou produto.

É sempre importante lembrar que, em grande parte dos negócios, uma venda realizada já pode disparar um novo processo de venda. Os conceitos upsell (novas vendas de produtos ou serviços mais caros) e crossell (novas vendas de produtos ou serviços complementares) são muito importantes de serem lembrados e utilizados.

Conclusão

Com isso, compreendemos que a utilização de uma plataforma como essas possibilita o alcance de novos resultados em vendas e instrui a empresa para a criação de uma cultura que coloca o cliente no centro do negócio, já que é ele que você precisa atingir. Entender que a criar uma comunicação transparente e próxima com ele é um dos pontos que irão fidelizar esse cliente

O RD CRM funcionará muito bem se for usado da forma idealizada pela empresa deste software. Por isso, o profissional que tiver o interesse de impulsionar as vendas B2B e usar o CRM, deve seguir as práticas listadas acima. Dessa forma, será possível acompanhar de perto a conversão e toda a jornada de compra do leads e clientes. 

Publicado em: Vendas B2B,

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